Ser universitário

Quando foi altura de me candidatar para a faculdade não sabia bem ainda o que queria, sabia que queria algo relacionado com as letras e sabia que queria estudar na cidade dos estudantes, sabia que queria ir para Coimbra!

Sabia logo à partida que ia ser difícil, porque sou uma menina da mamã e do papá e afastar-me deles ia ser complicado, porque não estava habituada a não ter os comeres da minha mãe, porque não estava habituada a fazer compras sozinha, a comparar preços, mas depois chegou a altura candidatei-me e entrei na minha primeira opção, na cidade que eu queria!

Neste momento faz três anos que estou em Coimbra e ainda hoje não me arrependo da minha escolha, mas não consigo entender aquilo que as pessoas diziam antes de eu entrar, "vida de estudante é fácil!", hoje tenho a certeza que só diz isso que não passou pela experiência.

É fantástico sim, fazermos os nosso horários, vivermos com os nossos amigos, fazermos novas amizades, conhecer pessoas totalmente diferentes de nós, termos a nossa própria liberdade, mas depois há o resto.

Chegarmos a casa e termos de ser sempre nós a preparar as nossas refeições, conseguem imaginar quantas vezes durantes estes três anos comi cereais, uma tosta mista ao almoço e ao jantar porque não gosto de fazer comer só para mim e na verdade, porque a preguiça era mais forte que eu a maioria das vezes.

Imaginam quantas vezes um estudante conta os trocos que tem na carteira porque apareceu um gasto extra ou uma conta mais alta e o dinheiro que os nossos pais nos dão tem de chegar exactamente até ao fim do mês.

Imaginam os fins-de-semana que nos apetece ir casa, mas não podemos porque temos muito para fazer, ou para quem é de longe, como é o meu caso, gastamos imenso em viagens e não é desta forma posssível ir passar todos os fins-de-semana a casa!

Imaginam as vezes que nos sentimos sozinhos? Imaginam quantas vezes nos dá vontade de desistir? Imaginam as duvidas que passam pela nossa cabeça e quantas vezes chegamos a meter tudo em causa.

Não, não há vida como a de estudante, mas nunca, nunca digam que é uma vida fácil, porque se há coisa que a vida de estudante não é, é fácil!


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora