Refugiados

Este texto expressa apenas a minha opinião e aquilo que eu acho correto, lembro que todos temos o direito a formar uma opinião, e que essa mesmo opinião deve ser respeitada!

Acredito que seja nosso dever enquanto seres humanos, ajudar e apoiar os refugiados, até certo ponto. Há limites e há certos prós e contras que devemos ponderar, antes de se tomar qualquer decisão. A decisão já foi tomada, não por nós, mas pelos governantes, porque já há refugiados a viver em Portugal.

O meu ponto de vista é o seguinte: claro que devemos ajudar quem precisa, pessoas que perderam a sua própria casa e muitas delas perderam até mesmo a sua família, mas não seria de se louvar se olhassemos para a realidade do nosso país primeiro? Somos capazes de ajudar os refugiados, mas não somos capazes de ajudar os sem-abrigo das nossas cidades? Somos capazes de dar abrigo aos refugiados, mas não somos capazes de combater a fome e pobreza em Portugal? Que tal se cuidassemos primeiros dos "nossos" e logo depois dos de fora? Não seria mais justo?!

Outra coisa, os refugiados são pessoas como nós. São pessoas que precisam de bens essências, que precisam de apoio, mas não acham que será demasiado oferecerem-lhes casa e ainda supostos subsidíos? Se os querem receber, integrem-nos na sociedade, arranjem-lhes postos de trabalho, e assim sendo um salário justo! Ofereçam as casas no começo, mas peçam uma quantia quando se tornar possível que esta seja paga pelos mesmos! Estão comovidos com a situação dos refugiados? Eu também estou.

São capazes de ser sensíveis a toda esta situação, mas incapazes de se lembrar dos nossos imigrantes que foram "obrigados" a sair do país deles, sem dinheiro, sem casa, sem nada? Como se costuma dizer, muitas vezes, com uma mão à frente e outra atrás? A eles, ofereceram-lhes casa e subsídio? Aos sem-abrigo, oferecem ajuda? Às pessoas sem capacidade para trabalhar e que vivem na miséria, oferecem ajuda? Aos vossos jovens licenciados, sem emprego, oferecem ajuda?

Portugal vai ser sempre este país, que muitas vezes nos deixa tristes e desiludidos, porque acolhem estrangeiros, mas não são sequer capazes de auxiliar os nossos! Portugal vai ser sempre o país dos subsídios, subsídios a quem não trabalha e está em perfeitas condições para o fazer, e não o faz por pura e simples perguiça, porque é mais interessante passar o dia no café, a noite no café, dormir até ao meio dia e basicamente não fazer nada durante o dia todo.

Se querem ajudar os refugiados, ajudem! Mas com pés e cabeça, ajudem-nos de cabeça fria. E antes de ajudarem os refugiados, pensem em ajudar os nossos que mais do que ninguém precisam e muitas vezes vivem em condições precárias!

E atenção, que isto é só a minha opinião.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora