Idas e Voltas...da Suiça a Portugal!

Prometi a uma pessoa muito importante para mim que iria escrever este texto...e cá está!

Este ano fui de férias até à Suiça, fui cuidar de duas crinças maravilhosas que são uma parte muito importante, simples e bonita da minha vida. 

Já escrevi algumas vezes sobre os emigrantes, que tanto respeito, hoje vou realçar novamente isso. 

O tempo que estive na Suiça e que por sinal não foi muito, ajudou-me a entender melhor aquilo que passam as pessoas que têm de fazer a escolha de abandonar o seu país e a sua família. 

A correria dos dias, as poucas horas de sono, o vazio causado pela distância daqueles que amam! 

Viverem em noutro país que não seja o seu país, adapatarem-se a uma cultura totalmente diferente, uma língua estranha e ainda terem de lidar com certos comentários que chegam a roçar o racismo...não é fácil, pelo contrário! Só eles sabem o que passam no seu dia-a-dia, só eles sabem as vezes que choram sozinhos com saudades, só eles sabem!

Um dia antes de voltar a Portugal, viagem que iria fazer de carro, a correria aumentou ainda mais! 

As malas feitas ao pormenor com medo de faltar alguma coisa, a comida para a longa viagem, a casa que tinha de ficar pronta para o regresso, as contas pagas antes das férias, as plantas regadas, os peixinhos do aquário alimentados...o dinheiro para as portagens! 

Quando chegou finalmente o dia, os olhares bastavam, não era necessária uma única palavra porque o brilho transmitia a felicidade do regresso, a ansiedade daqueles abraçados desejados à tanto! 

Mas apesar de já não faltar muito, ainda faltava tanto! 

A viagem, que viagem! Horas e horas, km e km, paisagens e paisagens e a placa nunca mais se via! A placa que enchia os olhos e mais do que qualquer outra coisa, enchia o coração! 

Tantas paragens para irmos à casa de banho, para comermos e finalmente uma paragem para descansarmos! A viagem é longa e exaustiva. 

Quantas vezes se muda de posição à espera de se encontrar uma posição mais confortável, mas parece que já não existe essa posição depois de mais de 14 horas de viagem.

Depois de muitos red-bulls, de muitas horas, finalmente! 

Eis que aparece a desejada placa "PORTUGAL", e aquilo que posso escrever nunca será suficiente para descrever o sentimento! Os olhares brilhantes, a pele arrepiada, a emoção que não se consegue conter! 

Eu tinha passado uma semana fora, apenas, mas apesar disso e depois de uma longa viagem aquilo que senti foi impossível conter no coração! E quando olhei para as pessoas que viajavam comigo, foi lindo! 

A alegria deles! Os sorrisos que trocaram, a vontade de abraçar as pessoas que mais amam no mundo e estão longe. 

Foi como se a correria, e tudo que vivem diariamente na Suiça ficassem no lado oposto da placa. A calma, a felicidade, a simplicidade e o amor...foi disso que aquela placa lhes encheu o coração. 

As lágrimas já não eram de tristeza, eram de ansiedade e alívio! 

Hoje, e cada vez mais, respeito os nossos emigrantes e de todo o mundo! A coragem que têm e a força constante de que precisam são incalculáveis! 

É bonito sentir o amor e o carinho que sentem pela sua terra e que sentem pelas suas raízes, o orgulho que sentem nas suas tradições e na sua cultura! É bonito e é de dar valor. 

Que um dia seja possível regressarem, que nós cá estaremos de braços abertos para vos receber. 

Pelos emigrantes. 

Pelo amor. 

Pelo país. 

Pela família. 


                                                                                Mariana.❤

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora