A vida é sobre...
Como é que começo a escrever um texto, quando são tantas as ideias que passam pela minha cabeça?
Da forma mais simples e clara possível.
Hoje li esta frase, " Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.", e se não me enganei na leitura, foi dita por Madre Teresa de Calcutá.
Poético, certo?
E no fundo, uma frase tão curta, tem o poder de resumir aquilo que devia ser o significado da nossa existência.
Andamos tão apressados, sempre a correr, sem fôlego para respirar, sem tempo para pararmos, que acabamos por passar pela vida a fugir. Pela vida e pelos outros.
Passamos pelas pessoas tão acelerados que às vezes não percebemos a importância que teria pararmos, olharmos, falarmos, abraçarmos. Passamos tão distraídos com os nossos umbigos que acabamos por não entender a falta que fazemos.
Comecei a acreditar recentemente que temos o dom de fazer a diferença. Com pouco! E a frase que leram em cima, traduz perfeitamente aquilo que quero dizer.
Às vezes podemos fazer a diferença na vida de alguém com o simples gesto de ouvirmos. Tudo que precisamos fazer é ouvir. É estarmos lá. Estarmos presentes. Sorrirmos carinhosamente. Abraçarmos com amor. Darmos o melhor de nós com generosidade.
A vida é mais sobre o quanto melhoramos o dia de alguém, do que sobre as vezes que acertamos ou vencemos.
A vida é mais sobre o quanto estamos presentes, do que sobre os presentes que oferecemos.
A vida é mais sobre o amor e os abraçamos que damos, do que sobre as fotos que postamos.
A vida é sobre o quanto fazemos os outros sorrir.
Sobre o quanto apoiamos os outros.
Sobre o amor que absorvemos.
Sobre o amor que doamos.
Resumidamente, não corram.
Falem, resolvam mal entendidos, parem para pensar e observar e entendam a diferença que podiam fazer na vida de alguém, se mostrassem interesse. Se demonstrassem vontade de estar presente, de ouvir, de perceber.
Coloquem-se no lugar do outro. Muitas vezes o grande problema é não nos conseguirmos colocar no lugar das outras pessoas. Imaginar o que estão a pensar e a sentir.
É fácil vivermos uma vida corrida e darmos a desculpa da falta de tempo, difícil é fazermos precisamente o contrário.
Que consigamos aceitar que temos o dom de fazer a diferença na vida das pessoas. Para pior e melhor. E que possamos usar esse dom para melhorar a vida ou pelo menos, para melhorarmos o dia, de quem passa por nós!