Reflexão: a sociedade
Estamos em pleno século XXI, mas existem momentos, existem situações que levam a pensar que estamos a regredir no tempo.
Os valores estão totalmente alterados e aquilo que não tem importância nenhuma, actualmente é o mais importante para a maioria de nós. Por outro lado, aquilo que nos deveria interessar, não interessa. Estamos trocados, alterados, mudados, conformados e reduzimos à um terço daquilo que podemos ser!
A vida é um caminho que deve ser percorrido da forma mais incrível e extraordinária possível. Deve ser um caminho percorrido lado a lado com aqueles que mais amamos e que nos fazem bem. Deve ser um caminho percorrido, sabendo distinguir o bem do mal. Mas estamos confusos.
Desde quando os "gostos" que temos nas fotos publicadas nas redes sociais, se tornaram mais importante que os "bons dias" que damos as pessoas que estão ao nosso lado, e que muitas vezes ignoramos, colados ao ecrã do telemóvel.
Desde quando é importante termos muitos "amigos" nas redes sociais, se não sabemos cultivar as amizades de longa data, as amizades de "carne e osso".
Porque raio temos de ouvir ou ler absurdos, como as mulheres usam rosa e os homens usam azul? Não sei se é pior quem o diz, ou quem ouve e nada faz, não contraria, não argumenta! Já lá vai o tempo em que os havia cores definidas para homens e mulheres, já lá vai o tempo em que as mulheres eram as donas de casa e os homens eram os senhores da casa! Já lá vai o tempo em que as mulheres eram inferiores. Não são. Nem superiores! Somos iguais, todos iguais em direitos, em deveres. No coração.
Desde quando é mais importante termos um carro potente, ou uma linda roupa de marca, se depois abrimos os frigorífico e está vazio?
Desde quando um abraço foi substituído por uma foto no Facebook?
Desde quando o mais importante nas relações, é a alteração do "status" no Facebook, ao invés de uma prova de carinho, de um sorriso enternecedor ou de um passeio de mãos dadas?
Desde quando criticamos enfermeiros e professores por protestarem por aquilo que têm direito, e apoiamos um governo que só nos tira? Seja qual for o partido ou a cor, eles não são as vítimas.
Desde quando somos escravos de uma sociedade medíocre e sem objectivos? Não quero isso pra mim. Recuso-me!
Não existem pessoas iguais, essa é a realidade. Mas não existem pessoas superiores, nem existem pessoas inferiores! Não existe um termo certo ou alguém que seja perfeito.
Que tal se todos olhássemos para aquilo que realmente importa? Sermos felizes e fazermos os outros felizes!
Lutarmos por aquilo a que temos direito, seja isso o que for. Apoiarmo-nos uns aos outros! Protestarmos quando não concordamos e argumentarmos quando apoiamos.
Sorrirmos e dizermos "bom dia" à pessoa que passa ao nosso lado na rua. Cumprimentarmos o porteiro e o presidente da empresa.
Sermos justos com a senhora da limpeza e o vereador da Câmara.
Sermos honestos com os donos do quiosque e com os donos da multinacional.
Aprendermos uns com os outros!
Que todos os dias da nossa vida, saibamos dar valor ao que realmente tem valor. E desta forma, chegarmos ao fim do caminho percorrido sem arrependimentos.